terça-feira, 31 de outubro de 2017

FRESAGEM À FARTAZANA... com CNC!!!

UFCD'S

  • 0896 PROGRAMAÇÃO DE FRESADORAS CNC (50 horas)
  • 6610 OPERAÇÃO E MAQUINAÇÃO COM FRESADORAS CNC - FUNDAMENTOS (50 horas)
  • 6612 OPERAÇÃO E MAQUINAÇÃO COM FRESADORAS CNC - DESENVOLVIMENTO (50 horas)
FORMADOR: O grande MIGUEL ROSA



SARA TEIXEIRA
CutViewerMill o princípio!
Depois da Introdução ao CNC seguiram-se estas UFCD's... afinal de contas estava mais do que na hora de nos enterrarmos no CNC. O Miguel passou a ser uma espécie de Artur Gonçalves, sempre presente no nosso dia-a-dia.
A primeira UFCD 0896 foi mais virada para a teoria e simulação, sem máquinas que a malta ainda estava verde... ou maçarica! Usámos o Cut Viewer Mill para as mais diversas simulações e o Itnc 530 da Heidenhain. Na UFCD 6610 já lhe sentimos o cheiro às máquinas (sempre em grupos) e na 6612 os grupos já quase ficavam sozinhos nas máquinas.

Começou tudo muito simples... como sempre! Identificar máquinas, conhecer e aplicar códigos, estruturar programas, interpretar documentação relativa a programas com as diferentes operações e ferramentas.
Planos diferentes Heidenhain
Aprofundar e dominar o conhecimento. Já quase tudo tinha sido falado na Introdução... mas aqui foi a prática na simulação e nas máquinas. Conceitos como: origem, avanços, setups, interpolações, ciclos, compensações, pontos de referência (máquina e peça), coordenadas... havia sempre mais a saber. E saber fazê-lo em duas linguagens: Fanuc e Heidenhain! Sendo que o simulador da Heidenhain revelou-se de muito melhor qualidade, tal como a máquina! Mas isso já são opiniões e esta é a minha!!
Também começámos a ter de pensar em sistemas de aperto, parece fácil até as ferramentas lá baterem, disse um chanfrador ferido, LOL!

Sistemas de aperto
Geo complex!













Com o tempo fomos ficando uns artistas a programar peças e a maquiná-las. As peças, essas também foram sendo, cada vez, com geometrias mais complexas o que nos elevou à programação com diferentes eixos.
Progressivamente lá fomos mexendo cada vez com mais facilidade nos diferentes modos das máquinas (mdi, edição, simulação...) sempre sob o olhar atento do Miguel que nunca hesitou em apupar um valente "Ó seus batatolas" sempre que nos preparávamos para fazer asneira. Algumas vezes não foi suficiente 😁😂!

Uma lição muito valiosa que aprendi nestas aulas é que só não estraga quem não mexe! Outra lição foi: convém aprender com os erros... à primeira, senão ficas sem ferramentas ou sem máquina! LOOOOOL!
As máquinas:











Foram as minhas aulas preferidas de todo o curso! Principalmente graças ao Miguel Rosa que com todo o profissionalismo nos passou o máximo de conhecimentos com os meios disponíveis! E claro, pela sua atitude pró-activa e positiva.
Miguel se estiveres a ler isto "continua, nascestes para ensinar CNC a batatolas"!

Mais 3 UFCD's concluídas!
19 - 13... já passei a mais de metade, 😅!


ANTÓNIO PINTO

Depois da introdução inicial... é só seguir em frente, aos poucos, com cuidado para que nada nem ninguém fique magoado. 
Desde as simulações no PC até ás maquinas não existiu pergunta que ficasse sem resposta.
Tudo se foi apresentando com um nível de dificuldade sempre crescente mas que permitia a aprendizagem.
FANUC e a outra (Heidenhain), dois tipos de programação bem diferentes e que permitiram a aprendizagem de dois conceitos muito distintos de programar.



Resultado de imagem para fanucResultado de imagem para Heidenhain



Sistemas de aperto

Resultado de imagem para cnc clamping systems

Ferramentas e pastilhas

Resultado de imagem para tools milling



JOÃO PATRONILHO


Pouco a pouco tudo nos foi conduzindo no sentido de finalmente conseguirmos programar e operar equipamentos cnc, neste caso as fresadoras.
Depois dos conceitos básicos de programação aprendidos, foi tempo de passarmos para os simuladores, Fanuc e Heidenhain, apesar de não ser o o mesmo que os equipamentos reais, devo admitir que ver o resultado da programação no simulador me deu ainda mais vontade de chegar às maquinas.







E assim foi, passo a passo passámos dos simuladores às maquinas e a magia aconteceu, códigos transformaram-se em peças, conceitos como velocidades de corte, referência das maquinas e das peças, aplicar ferramentas e muito mais passou de teoria a prática.













Sem comentários:

Enviar um comentário