sábado, 7 de outubro de 2017

CNC - Fiiiiiinalmente!

UFCD 6605 - INTRODUÇÃO AO CNC (25 HORAS)

  • FORMADOR: MIGUEL ROSA


SARA TEIXEIRA


Hoje em dia, já em contexto de trabalho,
confirmo esta verdade que o Miguel nos contou!
Mas era menina para dar mais percentagem
à falta de operador e às avarias!
Finalmente CNC!!! Era já muita ansiedade acumulada para iniciar este módulo. Não desfazendo nos outros módulos todos, mas era aqui que estava o "X" do tesouro, e o Y e o Z...!! E foi também neste momento que nos colámos ao Miguel Rosa tipo lapas... nunca mais o homem teve descanso pois aqui os batatolas davam que fazer, pela positiva é claro! 😊

Chamaria a este módulo o anfitrião do CNC, pois foi ele que nos recebeu e nos apresentou aos módulos que estavam para vir. O Miguel enquadrou o CNC no panorama histórico da indústria, falou em vantagens e desvantagens. Da evolução dos equipamentos. Das implicações da programação, e dos seus contribuidores. Muito giro, mas blá blá blá...
Até que taruz "Bora lá começar malta"!
Aprender a fazer programas de raiz, movimentos lineares e interpolações circulares, noção de avanços e velocidades...


Identificar estrutura e códigos principais de um programa
Estrutura de um programa e sintaxe de um bloco de programação
Programa de contorno simples


 Interpolações circulares
Introdução às técnicas da sub-programação












Foi tudo muito simples, e aprendido de uma forma bastante prática. Fiz os meus primeiros programas com relativa facilidade. E o Miguel fez para que ninguém passasse ao módulo seguinte com dúvidas!
Mas o CNC não é só fazer rabiscos em folhas de papel... e por muito simples que possa parecer, o complicado ainda estava para vir.
A todos aqueles que pensam tirar este curso, apressem-se ao Cenfim pois o Miguel Rosa não dura para sempre!

E sabem que mais?! 13 UFCD's já estão feitas, faltam 19. 😀

(ps)- Já não falta é nada que entretanto já acabei o curso ✌... mas ainda tenho o PRA para fazer 😢! Aguenta coração...💪💪! Já faltou mais.


ANTÓNIO PINTO

E agora? CNC!!!
Introdução à programação CNC. Tudo anda muito basico, varias linhas de código, escrito à mão com o intuito de entender para que servem os vários códigos G.

Resultado de imagem para g code


Rapidamente se complica, Movimentos à direita ou à esquerda da peça, compensações, velocidade de corte e de movimento, tudo se encaixa para produzir uma sequência de movimentes que por sua vez produzem uma peça.
Mais um modulo, venha o resto.


JOÃO PATRONILHO

E pronto...cá chegámos ao tão esperado CNC.
Tudo muito simples para começar, aprender códigos básicos,
sistema de coordenadas, setup de maquina, etc.
Todos os conceitos foram explicados pelo formador Miguel Rosa de uma forma que rapidamente deu para entender que estávamos em boas mãos. E pouco a pouco as primeiras linhas de código foram sendo criadas, estávamos ainda no inicio, e tanto ainda para aprender.




Sem comentários:

Enviar um comentário