6631 TÉCNICAS AVANÇADAS DE OPERAÇÃO E MAQUINAÇÃO CNC (25 horas)
FORMADOR: MIGUEL ROSA
SARA TEIXEIRA
I did it! |
Mas há um outro alguém que fez desta UFCD o mais dinâmica possível. O nosso grande António Pinto, o nosso engenhocas de serviço. O gajo com mais ideias da turma que aceitou o desafio de escolher o projecto de fim de curso. Sim, é ele o responsável pela variedade de coisas que tiveram de se maquinar ao longo das últimas aulas nas máquinas!!! Obrigada António!
Mais uma prog e maq pela je |
De maneiras que os objectivos e conteúdos desta UFCD caíram que nem uma luva no projecto "Sterling Motor"!!! Só a pensar em sistemas de aperto e fixação alguns ficaram grisalhos!
Eram tantas peças, e tão variadas que foi suficiente para todos molharem as unhas a programar e a maquinar. BRU-TAL!
Ok, algumas mais complicadas que outras mas para nos ajudar a ultrapassar qualquer dificuldade estava lá o Miguel... a tentar desdobrar-se em 4 para evitar colisões nas diferentes máquinas. Não conseguiu, muuuuahahahah! Batatolas 1- Miguel 0!!!
Era uma vez um T-max muuuahahahaha! |
De maneiras que neste módulo pusemos toda a aprendizagem em prática. Não sei como os outros grupos se orientaram... mas no meu dividiram-se tarefas/peças. E eu também brinquei 😁 no torno... estava mesmo fã.
Programei, preparei ferramenta, material... passei o código para a máquina. Tive finalmente a máquina 100% só para mim!
Foi muito inspirador ver as peças maquinadas por mim num motor construído por todos! Foram aulas com sabor de trabalho a sério, orientadas pelo melhor formador da área com a participação e ajuda dos melhores colegas que alguém pode ter (António Pinto, João Patronilho,e o Ricardo Pinto mesmo não fazendo parte do meu grupo deu-me bastantes dicas de programação).
E motor construído é também sinónimo de UFCD concluída!
El motor:
O motor não funcionou... mas eles também tinham lá um avião que não voa, portanto...!
31 UFCD's feitas. FALTA 1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SIGA!
ANTÓNIO PINTO
Esta UFCD foi o culminar de um ano de esforço e empenho.
O projeto do motor Stirling serviu para por em prática tudo o que tínhamos aprendido até aqui.
Foi um desafio abraçado por toda a turma e que culminou num bonito pisa papeis!
O motor não funcionou mas também era o primeiro prototipo, era necessário mais tempo para tentar perceber o porquê. Fica a intenção.
JOÃO PATRONILHO
Nesta UFCD transformámos a turma numa pequena empresa, e tivemos de tudo...investigação, modelação, desenho, cotagem, apresentação do projecto, divisão das tarefas.
E foi a partir daqui que entrou a parte da operação avançada, 18 membros, divididos em grupos, cada grupo com um determinado número de peças para maquinar, com o objectivo de no final se juntar tudo num projecto conjunto.
Foi muito bom, o motor não funcionou, mas seguramente ficará lindo na prateleira dos projectos de fim de curso do cenfim.
Sem comentários:
Enviar um comentário