sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Não escapa nada!

PORTEFÓLIO REFLEXIVO DE APRENDIZAGEM
(PRA)
65 HORAS 
FORMADORA/PSICÓLOGA ANA LEAL
🎵"Hoje Ana Leal, aqui só para ti"🎶

SARA TEIXEIRA
Não é obrigatório mas a vez dela haveria de chegar! 
AAAAAAAI O PRA, O PRA!!! Mas quem é que inventou isto??? Quem?! Mais uma burocracia do nosso Portugal! Sr. EFA vamos lá reflectir na aprendizagem... impossível fazê-lo no modelo tradicional, pelo menos para mim. Então, larguei o tradicional e nasceu este blog. 
Agora que está terminado, confesso que me dá algum gozo reler as linhas escritas nele. Gostava de ter mais tempo para acrescentar ainda mais coisas. Até porque no final de contas este é também um registo para mim de como eu mudei a minha vida em quase dois anos! Mas ser programadora de CNC é não ter tempo, é estar todos os dias em aprendizagem... 

As aulas do PRA... podiam ter sido muito piores!!! Mas não foram, graças à Ana que se esforçou ao máximo por manter uma dinâmica muito divertida. Vários foram os jogos que ela nos trouxe onde se exploraram diversas características do ser humano. Onde se fizeram testes de inteligência, personalidade. Onde se levantaram questões de ética. E até coisas mais violentas que envolveram coxos a serem empurrados ao chão, loooool! Também simulámos umas entrevistas de emprego... mas não valeu de muito porque a gente procurava era trabalho ahahahahah! Just kidding! Foi fun!
As reflexões foram exaustivas, mas estes jogos foram maravilha! Mi gusta mucho! 
Para os que aproveitaram estas dinâmicas foram horas bem passadas, para os outros não sei nem me interessa.

Também foi a Ana que nos levou a passear... ao Centro de Ciência Viva de Constância. Eu preferia ter ido ao Egipto ver as pirâmides, mas dizem que não havia orçamento e que não era relacionado com a área (desculpas!). Mas assim já foi muito bom 😋! Melhor que os outros módulos que não nos levaram a passear a lado nenhum, LOOOOL!!

Ana, espero sinceramente nunca mais ter de fazer um PRA na minha vida. Mas para dinâmicas de grupo conta comigo 😉!!! Mantém os jogos mas cuidado com a violência dos balões. 

Beijinhos e até breve... 





JOÃO PATRONILHO


Não é novidade para ninguém que me acompanhou durante o curso, que desde o dia que descobri que tinha de fazer o PRA roguei pragas a quem o inventou, dito isto parece-me justo admitir que me diverti bastante durante as aulas de PRA, muito por culpa da Psicóloga Ana Leal, com nome de artista e com uma boa disposição e carinho no trato, que sem duvida alguma tornou esta aulas bem melhores.




quinta-feira, 2 de novembro de 2017

ESTÁGIO

PRÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO
(PCT)
210 HORAS



SARA TEIXEIRA

E lá fui para estágio...! Primeiro uma visita e depois começar a sério. 
Fiz o meu estágio em Setúbal numa empresa ligada à aeronáutica.
O director da maquinação recebeu-me muito bem e apresentou-me à fábrica e aos colegas!
Adorei aquilo desde o primeiro dia! 
A primeira semana foi a acompanhar os operadores nas máquinas. Por dia tinha oportunidade de estar com dois operadores diferentes pois eles faziam turnos. Vi como é passar informação de um turno para o outro. Mais interessante ainda, vi como pessoas diferentes têm abordagens diferentes à mesma máquina. 
E foi assim o meu primeiro contacto com a produção em série de peças maquinadas em CNC.
Tinham lá máquinas muito diferentes daquelas que estava habituada a ver no curso. E os sistemas de apertos UAU!!! Coisas pensadas ao mícron para ninguém cometer erros. E paletes... máquinas de paletes, paletes muitas! 
Ahhh, e sem esquecer nunca a SEGURANÇA!!! Deram logo os EPI's todos!!! E uma t-shirt para não destoar dos demais.

Na segunda semana de estágio fui para o departamento de métodos e programação e nuuuuuuunca mais saí de lá!!! 
Ah e tal 200 horas de Mastercam no curso e chego ao estágio: Cátia!!! Granda galo! Portanto o resto do estágio foi a aprender a mexer no "novo" software!
Também me passou pelas mãos muita documentação de que tinha ouvido falar no curso. 
Basicamente vi muita coisa acontecer na prática!

E entre coisas e coisinhas... no último dia de estágio deixei uma peça programada (por mim) em 4º eixo em produção. Com direito a ficha técnica, validação da qualidade... um mimo!
Claro que tive apoio... isso nunca me faltou no estágio!

Entretanto, acabou o estágio e... meteu-se a vida! Trabalhar!
Divirtam-se com algumas imagens:
Biqueira de aço para as visitas
Tanto potencial 😂









Roca acidentada
Franceses malandros!!!!




Paletes de ferramentas
O dia que mais ferramentas vi na minha vida
Chegada de máquina nova. 5 eixos e 25 paletes 😮




Relíquias a disquete!!!



E a mesma peça terminada!!

A tal peça que vos falei...

Pequena brincadeira aeronáutica 😀✈
ANTÓNIO PINTO

Não começou muito bem, Ou seja não começou!
Depois de vários contactos lá conseguiram uma empresa que aceitasse um programador e operador de CNC em cadeira de rodas.
A empresa é a NORAS mas fica em Torres Vedras. Ou seja todos os dias 2 horas de viagem, fora os gastos.
A empresa tem todo o potencial para ser uma grande empresa a nível mundial mas está no inicio.

Primeira e segunda semana fiquei no departamento de desenvolvimento de produtos.





As maquinas da empresa são todas novas .





 Este foi o meu contributo... o desenvolvimento de uma caixa para a boia.


 Depois foi a maquinação, fiquei no torno.


E até deu para a maquina de 11 eixos.







JOÃO PATRONILHO


Fiz o meu estágio numa empresa perto de casa, M3T -  Metalomecânica 3 triângulos, uma empresa vocacionada para todos os serviços de metalomecânica e com um grande parque de maquinas CNC, desde fresadoras, tornos, eletroerosão, jacto de água, pantógrafos, etc.
Durante as primeiras semanas tive a possibilidade de acompanhar alguns operadores enquanto trabalhavam.
Houve ainda tempo para operar alguns equipamentos.
Grande parte do meu estágio, maquinar nozzles
Torno Fanuc

Torno CNC, controlador siemens.


Exemplo de peça produzida no torno Fanuc.



A ÚLTIMA UFCD!!!!!! Finalmente!

UFCD

1141 QUALIDADE E ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO (25 horas)

FORMADOR: ARTUR GONÇALVES!!!!! Outra vez!!! 😂



SARA TEIXEIRA

Não, esta não foi a última UFCD, mas foi das últimas. Até porque a bem da verdade não sei muito bem qual foi a última (talvez a programação avançada). Achei por bem guardar esta para o fim numa espécie de ode ao Eng. Artur Gonçalves que bem ou mal levou com a gente o curso inteiro. Era esperar para receber os horários semanalmente, e quando chegavam, lá estava ele: o mestre dos testes diagnósticos, sempre com mais uma ufcd nova! Danadinho para nos atormentar... mas que nos deu também muitas ferramentas para o futuro!

Fotografia rara do Eng. Artur sem testes diagnósticos

Continuando, esta foi mais uma UFCD's com alto teor teórico. NORMA ISO 9001... creeeedo! Que enjoo de lulas. Claro que é muito importante para as empresas... mas que seca!!! Isto da norma engloba tudo e mais alguma coisa na gestão da qualidade.
Mas nem só de norma se faz uma UFCD e lá avançámos para outros tópicos como trabalho de equipa e as suas fases. Esta parte foi divertida. As discussões na turma foram muitas.
Também se abordou muita coisa referente à organização da produção. Principalmente de sistemas de produção: kanban, kaizen, tpm, jit... Muito japonesismo!

Foi curto este módulo até porque o seu conteúdo embora muito teórico não tinha nada de complicado! E claro, um teste no final só para ver quem esteve atento!

O Artur fica assim livre de nos aturar. Mas aposto que está cheio de saudades nossas! Eu pelo menos tenho saudades dele. E espero vê-lo na nossa sessão de entrega de certificados! Até porque:

NÃO HÁ MAIS UFCD'S!!!!! 

A seguir estágio! 😉

ANTÓNIO PINTO

NORMA ISO 9001, ai que até doí.

Imagem relacionada



Resultado de imagem para kanban



JOÃO PATRONILHO


Nem nós nem o Eng Artur merecíamos levar com a norma ISO 9001 no final do curso, quem é que ao final de quase ano e meio de curso tem paciência para aprender a norma e os seus requisitos? NINGUÉM !!!
Segunda parte da UFCD bastante mais interessante, trabalho de equipa, sistemas de organização da produção, tais como:
- JIT (Just in Time)
- Kanban
- Kaizen
- Técnicas para mudanças rápidas de ferramenta (SMED)
- TPM (Manutenção produtiva total)
- 5 S



MAQUINAÇÃO AVANÇADA... "challenge accepted"!

UFCD

6631 TÉCNICAS AVANÇADAS DE OPERAÇÃO E MAQUINAÇÃO CNC (25 horas)

FORMADOR: MIGUEL ROSA


SARA TEIXEIRA 
I did it!
Quem melhor que o mágico das máquinas para nos guiar por esta UFCD?! Não poderíamos terminar de melhor maneira a nossa passagem pelas máquinas. Era o último de maquinação... depois disto só no estágio!

Mas há um outro alguém que fez desta UFCD o mais dinâmica possível. O nosso grande António Pinto, o nosso engenhocas de serviço. O gajo com mais ideias da turma que aceitou o desafio de escolher o projecto de fim de curso. Sim, é ele o responsável pela variedade de coisas que tiveram de se maquinar ao longo das últimas aulas nas máquinas!!! Obrigada António!
Mais uma prog e maq pela je
Mas não se iludam... houve também alturas que lhe quisemos furar os pneus looool, mas sempre com carinho!

De maneiras que os objectivos e conteúdos desta UFCD caíram que nem uma luva no projecto "Sterling Motor"!!! Só a pensar em sistemas de aperto e fixação alguns ficaram grisalhos!
Eram tantas peças, e tão variadas que foi suficiente para todos molharem as unhas a programar e a maquinar. BRU-TAL!

Ok, algumas mais complicadas que outras mas para nos ajudar a ultrapassar qualquer dificuldade estava lá o Miguel... a tentar desdobrar-se em 4 para evitar colisões nas diferentes máquinas. Não conseguiu, muuuuahahahah! Batatolas 1- Miguel 0!!!

Era uma vez um T-max muuuahahahaha! 


De maneiras que neste módulo pusemos toda a aprendizagem em prática. Não sei como os outros grupos se orientaram... mas no meu dividiram-se tarefas/peças. E eu também brinquei 😁 no torno... estava mesmo fã.

Programei, preparei ferramenta, material... passei o código para a máquina. Tive finalmente a máquina 100% só para mim!

Foi muito inspirador ver as peças maquinadas por mim num motor construído por todos! Foram aulas com sabor de trabalho a sério, orientadas pelo melhor formador da área com a participação e ajuda dos melhores colegas que alguém pode ter (António Pinto, João Patronilho,e o Ricardo Pinto mesmo não fazendo parte do meu grupo deu-me bastantes dicas de programação).

E motor construído é também sinónimo de UFCD concluída!

El motor:


O motor não funcionou... mas eles também tinham lá um avião que não voa, portanto...!

31 UFCD's feitas. FALTA 1!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! SIGA!

ANTÓNIO PINTO

Esta UFCD foi o culminar de um ano de esforço e empenho.
O projeto do motor Stirling serviu para por em prática tudo o que tínhamos aprendido até aqui.
Foi um desafio abraçado por toda a turma e que culminou num bonito pisa papeis!
O motor não funcionou mas também era o primeiro prototipo, era necessário mais tempo para tentar perceber o porquê. Fica a intenção.


JOÃO PATRONILHO

Nesta UFCD transformámos a turma numa pequena empresa, e tivemos de tudo...investigação, modelação, desenho, cotagem, apresentação do projecto, divisão das tarefas.
E foi a partir daqui que entrou a parte da operação avançada, 18 membros, divididos em grupos, cada grupo com um determinado número de peças para maquinar, com o objectivo de no final se juntar tudo num projecto conjunto.
Foi muito bom, o motor não funcionou, mas seguramente ficará lindo na prateleira dos projectos de fim de curso do cenfim.










Programação avançada... mas mesmo muito avançada!

UFCD 
5849 TÉCNICAS AVANÇADAS DE PROGRAMAÇÃO E OPERAÇÃO CNC (50 horas)

FORMADOR: Jorge Maurício 


SARA TEIXEIRA
Ai matemática a quanto obrigas!
De repente os prazos começaram a apertar e no horário apareceram muitas horas seguidas desta UFCD. Esta foi, na minha humilde opinião, a mais difícil das UFCD's! Tanto pelo seu conteúdo (que se revela complicado quando as bases matemáticas são poucas) como pela forma como foi introduzida (muito em cima do joelho e já com uma turma inteira preocupada com os estágios)!

Variáveis do operador
Esta teria sido uma excelente UFCD para se ter aos poucos, ao longo de meados do curso. Principalmente, para me dar tempo de processar tanta informação valiosa! E de me preparar "matematicamente". Ainda arranjei umas explicações de trigonometria só para desenrascar. Mas fica o amargo de não ter aproveitado melhor 😕.

Foi tudo muito em torno de programação avançada ou como quem diz paramétrica. Era preciso identificar variáveis de uma geometria, os cálculos para as mesmas (sempre com muita lógica envolvida) e fazer magia 😁!!! Eis que surgiam programas com macros fascinantes que incluíam até mensagens para o operador.
Ahhh! Mas isso as máquinas já têm!!!! Pois têm, mas nós aprendemos a programar as máquinas que depois são programadas por operadores!

Malta, não é brincadeira! É mesmo uma grande UFCD!!! Tal como o seu formador! Custa, mas o resultado foi fenomenal. Infelizmente não consegui pôr nada em prática no trabalho e temo que vá cair em esquecimento... mas se um dia for necessário já sei onde ir buscar informação 😉.

Ajuda do formador na programação da calote
Foi com suor e lágrimas... mas ficou feita!
Contas feitas: 30 ufcd's feitas... faltam 2!!!!

ANTÓNIO PINTO

Uau, isto é possível numa maquina de CNC?!
Já depois de termos estado varias horas a maquinar e programar com as varias maquinas descobrimos um mundo novo.
A programação parametrica raramente é utilizada por algumas razões; Falta de conhecimento e falta de visão.
É uma UFCD super interessante e que pode abrir caminho para uma produção muito mais eficiente.
Foi pena o pouco tempo...
Resultado de imagem para parametric programing cnc


JOÃO PATRONILHO


Descobrir no final do curso que existe programação avançada é como descobrir ao fim de 10 anos de casamento que a nossa mulher é contorcionista...tudo foi bom nos últimos 10 anos...mas podia ter sido tão melhor...😏
Bom, deixando os devaneios de parte, não faz sentido colocar esta ufcd no final do curso e muito menos despejá-la de empreitada nas últimas horas, espero sinceramente que repensem esta abordagem, quer para o bem dos alunos, quer pelo formador Jorge Mauricio, que merece muito melhor que isso.
As possibilidades que esta matéria abre são brutais. Os casos de estudo que nos foram sendo apresentados ao longo da ufcd muniram-nos de técnicas para criar programas que respondam a grande parte das necessidades duma forma muito mais eficiente e personalizável.






quarta-feira, 1 de novembro de 2017

SAFETY!


UFCD
0349 AMBIENTE, SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO - CONCEITOS BÁSICOS (25 horas)

FORMADORA: ANA LIGEIRO


SARA TEIXEIRA


Desde o 1º dia de curso que nos foi sempre dito:segurança primeiro! Agora que estamos na recta final chegou a hora de ter esta UFCD para nos garantir um cartão Segurcard com o máximo de validade possível. 
Para tal contámos com a participação da muy nobre Ana Ligeiro! Formadora fantástica com excelente domínio da matéria! 
Foi uma viagem magnifica pelo mundo da ASHST. Onde se promoveram boas práticas, e se percebeu a importância das mesmas em contexto de trabalho e não só.
Muito importante também foi o estudo da legislação das obrigações do empregador e do trabalhador. 

Identificar os riscos no local de trabalho e da actividade profissional são acções que levo a sério hoje em dia. Sou uma acérrima defensora da prevenção do acidente. E porque ninguém está livre, principalmente em ambiente de oficina os EPI's (equipamentos de protecção individual) são fundamentais. 
À parte dos acidentes de trabalho ficámos também a saber um pouco mais de doenças profissionais, e como muitas vezes são difíceis de provar e exigentes do ponto de vista burocrático.

Não se poderia falar disto tudo sem mencionar ergonomia e tudo o que a envolve. 

Mas divertido foi o estudo da sinalética. Epahh, tanto sinal que nunca tinha visto... e ainda deu para jogar às adivinhas! Ok, a maioria deles identificam-se à primeira mas alguns são castiços.


Acredito que no final desta UFCD todos tenham ficado bem alertas para perigos, riscos, protecção e prevenção!

Esta valeu a pena... aborrecido foi depois no estágio levar mais uma ensaboadela disto, e entretanto comecei a trabalhar e mais uma ensaboadela! LOOOOLL! Mas faz parte, e ainda bem que é assim!

UFCD validada!

Sara 29 - 3 Cenfim 
Quase, quase, quase a acabar!


ANTÓNIO PINTO


Resultado de imagem para AMBIENTE, SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO - CONCEITOS BÁSICOS


JOÃO PATRONILHO


É impossível para quem esteja no mercado de trabalho há já alguns anos não ter já tido de uma ou outra forma contacto com o tema de  Ambiente, Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, eu próprio já tive algumas formações nesta área, mas garanto que pela primeira vez tive alguém que sabe exactamente do que está a falar, formadora Ana Ligeiro, uma daquelas formadoras que devolve sabiamente qualquer questão que lhe coloquem, se alguém. saiu desta ufcd sem dominar minimamente o assunto foi porque esteve a dormir.

Desde os conceitos mais básicos, até à legislação, passando pela sinalética, tudo foi explicado até à exaustão.
Resta agora aguardar pelo cartão.



Planeamento, o segredo da produção!

UFCD
1063 PLANEAMENTO DA PRODUÇÃO - METALURGIA E METALOMECÂNICA (50 horas)

FORMADOR: AMÂNDIO SIMÕES


SARA TEIXEIRA


Diagrama de âmbito de um projecto
Uma UFCD sobre planeamento, com um formador novo para nós mas velho nestas andanças do planeamento industrial. É ainda um profissional activo no ramo e nas suas aulas não se poupou a partilhar muitos exemplos práticos.
A avaliação foi individual e em grupo... imaginem só o meu grupo, LOL! Os mesmos de sempre!

Falou-se como é óbvio de planeamento, e das suas vantagens, recursos: humanos e materiais, horas de trabalho. E como aplicar isto tudo conforme o âmbito de cada projecto.

Todos os conhecimentos adquiridos foram testados usando o Microsoft Project, um excelente software que ajuda na planificação de muitas actividades e ainda por cima é gratuito!
Interface MSProject

Nele conseguimos reunir muitas informações inerentes ao planeamento como: gráfico de Gantt, Pert, caminhos críticos e até fazer previsões.

Exemplo do Gráfico de Gantt do trabalho de grupo
Teste e trabalhos realizados, UFCD feita. Bute à próxima 👍
Sara 28 vs Cenfim 4


ANTÓNIO PINTO

Planeamento da produção, bolas...
Recursos, optimizações, tempos de trabalho.
Toda esta materia foi ministrada com mestria por alguém que está no ramo à muitos anos e, não só sabe do que fala como também tem uma vasta experiência profissional na area.

Primeira abordagem foi "à mão", algo que estou habituado visto estar casado à muitos anos.
Resultado de imagem para wbs portugues

Resultado de imagem para metodo pert

Depois passamos ao MS Project.

Tudo mais simplificado

Resultado de imagem para ms project



JOÃO PATRONILHO


O planeamento é importante em tudo na vida, e sem dúvida alguma numa empresa ou num projecto.
Pois bem, é disso que esta ufcd se trata, caracterizar os diversos tipos de planeamento e como os aplicar a um projecto.


A forma como os conceitos nos foram sido transmitidos facilitou a sua compreensão, desde os planeamentos elaborados em  papel, até ao MS Project, passando pelo Excel, nada ficou por explicar.
O formador Amândio Simões é sem duvida alguém com um profundo conhecimento do tema e uma enorme experiência.