quarta-feira, 12 de julho de 2017

Estreia nas máquinas... calma só convencional!!!



UFCD'S:

  • 6604 - CONSTRUÇÕES METALOMECÂNICAS - MAQUINAÇÃO (50 Horas) Formadores: Óscar Romualdo, João Ribeiro & Mestre Manuel Vénes
  • 874 - TORNEAMENTO - TECNOLOGIA E OPERAÇÕES (50 Horas)                   Formadores: João Ribeiro & Manuel Vénes
  • 873 - FRESAGEM - TECNOLOGIA E OPERAÇÕES (50 Horas)                       Formador: Óscar Romualdo


SARA TEIXEIRA
A Fresadora


A bem da minha sanidade mental e para não vos molestar a paciência na leitura decidi agrupar estas três UFDC's. Até porque estão todas ligadas ao mesmo: convencional!

Já conhecíamos a oficina e o Óscar (formador de fresa). As novas aquisições à nossa network escolar foram o Mestre Vénes e o João. Formadores de torno. Para torno tivemos dois formadores porque o Mestre Vénes estava prestes a reformar-se e a nossa turma foi a escolhida para passagem de testemunho ao João. Portanto, quem quiser aulinhas com o Vénes agora já vai tarde 😛!


O Torno
As fresas e os tornos não eram demais portanto foi necessário dividir e subdividir a turma. Metade da turma para torno e a outra metade para fresa. E depois trabalhar a pares! E ainda bem, porque duas cabeças pensam melhor que uma. O meu parceiro pensava em estratégias eloquentes e segurança, e eu pensava em desbastar material à bruta. Foram aulas muito divertidas!
Na UFCD 6604 tivemos 25 horas na fresa e outras tantas no torno. Fizemos operações simples para ir conhecendo o funcionamento das máquinas. Conhecer os seus movimentos, a sua estrutura, as ferramentas disponíveis, como se limpam, como se oleiam... e devagarinho lá nos deram os primeiros desenhos técnicos para decifrarmos e maquinarmos... muito simples 😊. Entretanto a UFCD terminou!
Seguiram-se as UFCD's de Torneamento e Fresagem versão esteróides! Os desenhos vinham a cada vez com grau de dificuldade mais elevado, tolerâncias cada vez mais apertadas e por consequência também as peças a maquinar eram mais trabalhosas. Foi uma evolução fantástica. Nunca tinha mexido em nada parecido na vida e posso afirmar que me saí muito bem. Observem as fotos de alguns trabalhos e digam se não tenho razão!
E ainda tenho os dedos todos, LOL!

 Sabem que mais? Com esta conversa já vão 9 UFCD's feitas... faltam 23!


ANTÓNIO PINTO

Torno e fresadora!


Em poucas palavras: BEM VINDOS AO MEU MUNDO!
Foi bom rever alguns conceitos e aprender algumas técnicas novas, para mim não existio grandes novidades porque estas maquinas são algo com que trabalho diariamente,
Em termos muitos superficiais o torno o torno roda a peça e faz objectos cilíndricos e na fresadora a peça esta estacionaria e produz-se objectos lineares.

Imagem relacionada
Resultado de imagem para milling operations~

Todo trabalho efectuado foi relativamente simples, mas deu oportunidade a cada um de aprender as possibilidades destas maquinas.


JOÃO PATRONILHO

Peças feitas no torno
Antes de chegar às maquinas de CNC é importante conhecer o inicio, as maquinas convencionais.
Acredito mesmo que alguns dos conceitos mais abstractos do curso se tornaram bastante mais simples, pelo facto de termos passado pelo convencional, tal como velocidades de corte, sistemas de fixação das peças, escolha de ferramentas, etc.

Pessoalmente achei estas ufcd's bastante interessantes, para quem tal como eu gosta de "meter a mão na massa".

Entre a fresa e o torno fizemos vários trabalhos e os conceitos foram facilmente absorvidos.

Martelo feito na fresa.




Cardan feito na fresa


Sem comentários:

Enviar um comentário