quinta-feira, 2 de novembro de 2017

ESTÁGIO

PRÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO
(PCT)
210 HORAS



SARA TEIXEIRA

E lá fui para estágio...! Primeiro uma visita e depois começar a sério. 
Fiz o meu estágio em Setúbal numa empresa ligada à aeronáutica.
O director da maquinação recebeu-me muito bem e apresentou-me à fábrica e aos colegas!
Adorei aquilo desde o primeiro dia! 
A primeira semana foi a acompanhar os operadores nas máquinas. Por dia tinha oportunidade de estar com dois operadores diferentes pois eles faziam turnos. Vi como é passar informação de um turno para o outro. Mais interessante ainda, vi como pessoas diferentes têm abordagens diferentes à mesma máquina. 
E foi assim o meu primeiro contacto com a produção em série de peças maquinadas em CNC.
Tinham lá máquinas muito diferentes daquelas que estava habituada a ver no curso. E os sistemas de apertos UAU!!! Coisas pensadas ao mícron para ninguém cometer erros. E paletes... máquinas de paletes, paletes muitas! 
Ahhh, e sem esquecer nunca a SEGURANÇA!!! Deram logo os EPI's todos!!! E uma t-shirt para não destoar dos demais.

Na segunda semana de estágio fui para o departamento de métodos e programação e nuuuuuuunca mais saí de lá!!! 
Ah e tal 200 horas de Mastercam no curso e chego ao estágio: Cátia!!! Granda galo! Portanto o resto do estágio foi a aprender a mexer no "novo" software!
Também me passou pelas mãos muita documentação de que tinha ouvido falar no curso. 
Basicamente vi muita coisa acontecer na prática!

E entre coisas e coisinhas... no último dia de estágio deixei uma peça programada (por mim) em 4º eixo em produção. Com direito a ficha técnica, validação da qualidade... um mimo!
Claro que tive apoio... isso nunca me faltou no estágio!

Entretanto, acabou o estágio e... meteu-se a vida! Trabalhar!
Divirtam-se com algumas imagens:
Biqueira de aço para as visitas
Tanto potencial 😂









Roca acidentada
Franceses malandros!!!!




Paletes de ferramentas
O dia que mais ferramentas vi na minha vida
Chegada de máquina nova. 5 eixos e 25 paletes 😮




Relíquias a disquete!!!



E a mesma peça terminada!!

A tal peça que vos falei...

Pequena brincadeira aeronáutica 😀✈
ANTÓNIO PINTO

Não começou muito bem, Ou seja não começou!
Depois de vários contactos lá conseguiram uma empresa que aceitasse um programador e operador de CNC em cadeira de rodas.
A empresa é a NORAS mas fica em Torres Vedras. Ou seja todos os dias 2 horas de viagem, fora os gastos.
A empresa tem todo o potencial para ser uma grande empresa a nível mundial mas está no inicio.

Primeira e segunda semana fiquei no departamento de desenvolvimento de produtos.





As maquinas da empresa são todas novas .





 Este foi o meu contributo... o desenvolvimento de uma caixa para a boia.


 Depois foi a maquinação, fiquei no torno.


E até deu para a maquina de 11 eixos.







JOÃO PATRONILHO


Fiz o meu estágio numa empresa perto de casa, M3T -  Metalomecânica 3 triângulos, uma empresa vocacionada para todos os serviços de metalomecânica e com um grande parque de maquinas CNC, desde fresadoras, tornos, eletroerosão, jacto de água, pantógrafos, etc.
Durante as primeiras semanas tive a possibilidade de acompanhar alguns operadores enquanto trabalhavam.
Houve ainda tempo para operar alguns equipamentos.
Grande parte do meu estágio, maquinar nozzles
Torno Fanuc

Torno CNC, controlador siemens.


Exemplo de peça produzida no torno Fanuc.



Sem comentários:

Enviar um comentário