segunda-feira, 29 de maio de 2017

De volta à oficina... Serralharia!


  • 6649 Construções metalomecânicas - Serralharia (25 horas)
  • Formador: Malaquias Miranda

SARA TEIXEIRA


Taruz! Oficina outra vez... Começo a gostar cada vez mais de meter as mãos na massa! Desta feita para aprender serralharia, com o formador Malaquias Miranda. Um senhor que nos deixou completamente à vontade na oficina, mas só depois de nos dar um par de luvas para a malta não estragar as nails, LOL!
Esta UFCD foi das mais interessantes para mim. Tive oportunidade de adquirir e desenvolver competências que serão muito úteis em contexto de trabalho. Aprendi a operar equipamentos que nem de nome os conhecia.

  Confesso que o meu preferido acabou por ser a soldadura por MIG MAG. E o Malaquias deu-nos a possibilidade de desfrutar dos equipamentos com muita liberdade. Fiz muitas tentativas/experiências até me sentir preparada para passar ao projecto principal.
O projecto final foi a construção, em alumínio, de uma pá.
Simples mas eficaz, pois exigiu o recurso a todos os equipamentos presentes na oficina.
1º foi usar a guilhotina para cortar chapa. Depois desenhar a pá na chapa de alumínio e logo a seguir cortar, no meu caso usei a serra de fita (aquela que faz um barulho tremendo). Dei uns toques de lima, para não me cortar. E depressa foi à quinadeira. A seguir foi soldar e rebarbar, sem dúvida alguma as minhas partes preferidas. Todas estas operações foram sempre executadas tendo em mente a segurança como objectivo principal, até porque não dá jeito ficar sem dedos 😛.
Adorei! E aprendi bastante. E a minha mãe ganhou uma pá lá para o quintal de casa.

Cinco já cá cantam! Faltam 27 UFCD's...



ANTÓNIO PINTO

De volta à oficina!
Estou em casa!
Quinadeira, guilhotina, maquinas de soldar, riscador, esquadros...
Foi uma passagem muito breve com um objectivo final muito apropriado, fazer uma pá do lixo!
e não só...
Trabalhar com ferramentas "manuais" (nada de CNC) com um objectivo.
Não há melhor maneira de aprender.
Entre seguir um desenho e fazer a traçagem no metal lá fomos avançando.
Claro que os sistemas de soldadura foram mostrados muito superficialmente, mas o suficiente para que todos podessem ter uma noção dos vários equipamentos e as diferentes técnicas.



JOÃO PATRONILHO

É verdade que o curso não é de serralharia, mas em ambiente de trabalho um bom técnico tem que saber identificar e eventualmente operar equipamentos/ferramentas manuais, é disso que esta ufcd trata.

Se tenho outra pá cá em casa???
Tenho, mas esta fui eu que fiz. 😊

Na minha opinião a única coisa que faltou foi mais tempo para explorar a parte da soldadura, mas em 25 horas não se pode pedir mais.





 .

   

Sem comentários:

Enviar um comentário