domingo, 15 de janeiro de 2017

Introdução - de nós, do curso, do blog e outras curiosidades

Olá pessoas!

Estes somos nós. 


Da esquerda para a direita: João Patronilho, Sara Teixeira, António Pinto.

Três colegas que se conheceram no curso e rapidamente perceberam que para além de um sentido de humor genial, têm em comum: o gosto pelo aprendizado, a vontade de meter as mãos na massa, e, a necessidade de tomar as rédeas a um futuro que se começou a revelar incerto do ponto de vista profissional.
Vamos conhecê-los individualmente nas próximas linhas.


SARA TEIXEIRA
O meu nome é Raquel, Sara Raquel, e no auge dos meus 33 anos vi-me desempregada como tantos outros. Mas pior que desempregada só mesmo inútil. Não é que uma pessoa não saiba fazer nada... mas também não é que saiba. Resumindo e concluindo muito se estudou e nada se aproveitou, até agora! Não tinha uma profissão e não me apetecia muito ir para um call-center ou uma qualquer caixa de supermercado, mas... também não tinha competências para voos mais altos. 

A solução foi dar um passo atrás para poder, mais tarde, dar dois à frente. Investir numa profissão, ir aprender uma coisa nova... uma coisa prática... algo que o mercado precise! E foi assim que decidi ir tirar um curso de manicure e pedicure, unhas de gel, epilação... foi o dinheiro mais mal gasto da minha vida, lol! Ao final do primeiro dia percebi que não iria ter paciência para passar o resto dos meus dias enfiada num cabeleireiro (com todo o respeito por quem o faz). Gosto muito da parte prática e pôr as pessoas mais giras mas... não era para mim! 

Voltei à saga de 'como mudar o rumo da minha vida?'. Aprender algo prático!
Vou neste momento poupar a vossa paciência aos meus desabafos pessoais e encurtar a história (resumindo muitos detalhes importantes para mim mas desinteressantes para vocês). 

Eu já tinha conhecimento que existiam operadores e programadores de comando numérico computorizado (coisa que nem toda a gente sabe), uma espécie de torneiros e fresadores só que hi-tech. É como costumo descrever quando me perguntam o que é CNC. Foi assim que me foi descrito durante alguns anos. Continuando, por portas e travessas e alguma pesquisa lá fui parar ao CENFIM. O CENFIM estava prestes a abrir o curso que era do meu interesse: Técnico/a de Maquinação e Programação CNC. Concorri, fiz os testes e TARUZ!!! I'm in!

Foi um processo do qual nunca me irei esquecer. Enviei a candidatura online em Abril de 2016. Seguiu-se uma reunião (com a Alexandra, a nossa directora que faz questão de receber todos os grupos pessoalmente) onde nos foram apresentadas algumas pessoas. Pessoas espectaculares que nos receberam de braços abertos e que continuam ao nosso lado nove meses depois, e continuarão. Foi explicado o referencial do curso, as condições, entrega de alguma documentação em falta (esta parte foi a Telma, a coordenadora de curso). Fez-se uma visita à oficina 😀 e conhecemos o Miguel (formador de CNC). E claro os testes psicotécnicos (com uma das nossas psicólogas de serviço, a Ana) . Ficou também agendada nesse dia a entrevista pessoal de cada um dos "concorrentes". Não éramos muitos mas éramos mais que as vagas e sabíamos que no dia seguinte iriam receber outro grupo... estava renhido! Ali estava eu no meio dos homens a competir pela minha vaga. Uns dias depois deu-se a entrevista. Uma conversa muito agradável com a Edite. Saí de lá confiante 👍. E em menos de uma semana lá estava eu novamente no CENFIM a dar o pontapé de saída do que viria a ser a nova etapa da minha vida. 
Este dia (21 de Abril de 2016) foi diferente (como é óbvio) o grupo que ali estava era já o grupo final. A minha turma os EFA CNC 4.

O curso começou! E é isto que nos espera:

Conseguem ver aquela ultima linha? Aquela em que se lê Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA). Ah pois é! Burocracias everywhere! E aqui não foi diferente. O PRA é uma reflexão escrita dos objectivos de cada UFCD (Unidade de Formação de Curta Duração). Onde é suposto se escrever o que foram os objectivos da ufcd, se foram concretizados, conteúdos e blá blá blá... Depois desse blá blá blá todo redigido matam-se umas árvores e imprime-se para enfeitar uma prateleira ou então não se matam árvores e entrega-se tudo num cd ou numa pen. Ou então faz-se um blog e fica disponível para outros saberem o que os espera, ou até para dar a conhecer o que é o CNC!
E é assim que surge este blog!

Só para vos situar no tempo: mais de metade das ufcd's já estão feitas 😏.



Portanto o que se segue nas próximas entradas do blog serão as minhas "reflexões" às ufcd's e também situações que me apeteçam partilhar... até porque o blog é meu e escrevo o que me apetecer 😃😜

ANTÓNIO PINTO
O meu nome é António Pinto, tenho 45 anos e ao 16 anos tirei o curso de electricista, com 20 anos, e depois de vários empregos, fui obrigado a cumprir o serviço militar obrigatório, na Marinha.
O que começou por ser uma obrigatoriedade passou a ser uma paixão, quando tirei o curso de Mergulhadores. Sou Mergulhador da Marinha desde 1992 e nos últimos anos estive ligado à formação numa área muito especifica.
Quando em 2013 tive um acidente de viação e me vi obrigado a mudar o rumo da minha vida, decidi tentar uma área que sempre me fascinou, a metalomecânica.
Depois de alguma pesquisa, encontrei o CENFIM e concorri para o curso de CNC.
Agora que entrei, vamos levar esta tarefa a bom porto e neste blog mostrar que não há impossíveis.

Se alguém quiser saber mais sobre o CENFIM e/ou os cursos disponíveis é só ir a este site:
http://www.cenfim.pt/



JOÃO PATRONILHO

O meu nome é João Patronilho, 40 anos, e tal como muitos outros também me vi numa situação de desemprego, com imensa experiência de trabalho em várias áreas, mas sem qualquer tipo de especialização profissional.
Razão pela qual optei por apostar na formação.
E foi assim que descobri o Cenfim e o curso de Técnico de maquinação e programação CNC.





2 comentários:

  1. Espero que no final do PRA a opinião acerca deste módulo não seja tão negativa :) Eu pelo menos tenho gostado imenso de vos dar "aulas" :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também somos adoráveis, inteligentes, divertidos, modestos... é fácil gostar de nos dar aulas ;-)
      Mas reflectir/escrever sobre módulos feitos... é burocracia desnecessária! O que não invalida que esteja a gostar do o fazer, neste formato! Mas vá... tens de esperar porque ainda não é a tua vez, loool! Lá chegarei!
      Beijinhos e até para a semana ;-)

      Eliminar